MUSES apresenta: ciclo de palestras durante a 13ª Semana de Ciências e Tecnologia – Ciências Alimentando o Brasil

O MUSES participa da 13ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia: Ciências Alimentando o Brasil, apresentando um ciclo de palestras e diversas oficinas temáticas.

Serão ministradas palestras nos dias 18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira) com os temas Produção de alimentos, melhoramento vegetal, nutrição e segurança alimentar, com início às 08h30m e término às 11h30m, no auditório do prédio de Pós-Graduação, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Alegre-ES.

As palestras apresentam uma visão geral dos assuntos que estão ligados ao tema “Ciências alimentando o Brasil”, tornando-as diferenciadas e abordando diferentes linhas de pesquisas.

O MUSES irá emitir certificado a todos os participantes!!!

Programação das palestras:

18/10/2016 - Mesa Redonda 1

08:30 - Solo: A fina camada do planeta onde produzimos nossos alimentos - Danilo Andrade Santos Somente

09h30 - Produção de alimentos em sistemas Agroflorestais - Profa. Carla Monteiro

10:30 - Profa. Dra. Marcia Flores da Silva Pereira

19/10/2016 - Mesa Redonda 2

08:30 - Produção de alimentos saudáveis - Profo. Dro. Fábio Luiz de Oliveira

09h30 - INOVAÇÃO SOCIAL: perspectiva de DIREITO HUMANO A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA - Profo. Wagner Miranda Barbosa

10:30 - Agricultura familiar: resgatando hábitos alimentares - Ana Paula Pereira de Castro

Conheça as formações e as linhas de pesquisas dos palestrantes:

Danilo Andrade Santos

Engenheiro Agrônomo formado no ano de 2012 no CCA/UFES em Alegre-ES. Possui mestrado na linha de Solos e Nutrição de Plantas do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal do CCA/ UFES (2014) e especialização em Agroecologia pelo Programa de Pós-graduação em Agroecologia do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) em Alegre-ES (2014). Quando graduando, também fez estágios na área de solos nas unidades da Embrapa Solos (Física do Solo), Embrapa Agrobiologia (Recuperação de Áreas Degradadas) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Fertilidade do Solo) além de um último estágio no Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (Física do Solo). Desde o ano de 2007 atua como contribuinte em atividade, técnicas, científicas e docentes nos laboratórios de solos da CCA/UFES, apoiando projetos de graduandos e pós-graduandos. Atualmente é Doutorando no curso de Pós-graduação em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES), desenvolvendo projetos que abordam a física e manejo dos solos e o uso de resíduos orgânicos como condicionadores dos solos.

Profª Carla Monteiro

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Agroecologia do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia dentro dos seguintes temas: Tecnologia de Sementes e Propagação de Plantas, Crescimento e Desenvolvimento de Plantas e Ciências do Solo.

Profª Drª Marcia Flores da Silva Ferreira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência genética de Plantas, Marcadores Moleculares, Diversidade genética, Melhoramento, Psidium, Soja e Euterpe.

Prof. Dr. Fábio Luiz de Oliveira

Graduado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase na Produção Vegetal, atuando principalmente nos temas em Agroecologia: adubação verde, manejo orgânico e arranjos culturais; e Olericultura. É Pesquisador Capixaba FAPES.

Prof. Wagner Miranda Barbosa

Atualmente cursa doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) e mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professor do curso de farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, segurança alimentar e nutricional, epigenética.

Ana Paula Pereira de Castro

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é agente de extensão em desenvolvimento rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. atuando principalmente com políticas públicas para comercialização da Agricultura Familiar, Implementação de projetos de inclusão produtiva, Secretária Executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS do município de Guaçuí.

Venha participar desta celebração da ciência e do conhecimento, que ocorrerá na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Alegre-ES.

Tags: