Exposição "O Admirável Corpo Humano"

O Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES), juntamente com o Museu de Ciências da Vida, promoveram a Exposição "O Admirável Corpo Humano", que aconteceu entre os dias 08 de novembro e 10 de dezembro de 2016, com entrada GRATUITA.

A exposição apresentou em seu acervo científico cerca de 100 peças, todas plastinadas no Laboratório de Plastinação do Museu de Ciências da Vida, entre as quais representam todos os sistemas do corpo humano, as diferentes anomalias e malformações congênitas e o desenvolvimento ontogenético do ser humano, da fecundação até o nascimento.

Em 2012, o coordenador e idealizador do programa, Prof. Athelson Stefanon Bittencourt fez uma capacitação no Laboratório de Plastinação da Universidade de Toledo, no estado de Ohio/EUA, onde teve a oportunidade de trabalhar com o Prof. Dr. Carlos Baptista, diretor daquele laboratório e presidente da Sociedade Internacional de Plastinação, adquirindo o conhecimento necessário para trazer esta tecnologia para o Brasil.

A plastinação é um método de preservação de espécimes biológicos, deixando-os o mais próximo de sua aparência em vida, criado pelo Dr. Gunther von Hagens, da Universidade de Heidelberg, Alemanha, em 1977. O Método é um processo pelo qual os espécimes são impregnados com um polímero, podendo ser o silicone, epóxi ou poliéster. Com esta técnica, evita-se o uso de soluções conservantes tóxicas e de odor desagradável, como o formaldeído, bem como eleva a durabilidade das peças, característica útil para as atividades de pesquisa, ensino e expositivas em anatomia.

Saiba mais aqui.

Confira a página do evento e a nossa página no Facebook.

O evento foi bastante satisfatório ao público e contou com auxílio de professores internos e externos que foram capacitados, juntamente com o monitores à guiarem a exposição. O MUSES agradece a presença de todos que particparam!