Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo

Histórico

UMA BREVE LINHA DO TEMPO DO MUSES

2009

  • Novembro

- Reuniões entre os professores para formação da primeira equipe de trabalho e elaboração do projeto: “Implantação do Museu de História Natural do Sul do estado do Espírito Santo”.

- Reunião com o Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes Sr. Paulo Cassa Domingues buscando apoio da Prefeitura Municipal de Alegre para o projeto.

  • Dezembro

- Declaração da Prefeitura Municipal de Alegre de estar ciente e apoiar o projeto através de disponibilização de espaço físico para a instalação do Museu – assinada pelo então Prefeito Sr. Djalma da Silva Santos e Sr. Paulo Cassa Domingues Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes.

- Declaração do Prof.Dr. Waldir Cintra de Jesus então Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFES em apoio ao projeto de criação do museu.

- Envio de proposta a fim de atender o edital CNPq/SECIS/MCT/ Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa no 64/2009 em 05/12/2009.

 

2010

  • Maio

- Divulgação dos projetos aprovados no edital CNPq/SECIS/MCT/ Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa no 64/2009.

  • Junho

- Concessão de Auxílio a pesquisa, concedente CNPq, termo de concessão publicado no Diário oficial da União – Seção 3 de 10 de junho de 2010.

  • Agosto

- Carta encaminhada pelo então Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFES o Prof.Dr. Waldir Cintra de Jesus ao então prefeito de Alegre Sr. José Guilherme Gonçalves Aguilar propondo a assinatura de um termo de cooperação entre as duas instituições.

  • Setembro a Dezembro

- Reuniões com secretários de Turismo, Cultura e Esportes e Agricultura e Meio Ambiente de Alegre, a fim de decidir sobre o espaço a ser utilizado para exposição do Acervo do Museu. Diversos imóveis foram visitados pelos membros da equipe.

- Vários contatos com a FAPES sobre a liberação da verba referente ao auxílio financeiro aprovado para o projeto do museu, quando reiteradamente recebemos a informação de que a verba seria liberada assim que fosse assinado o Acordo de Cooperação Técnica FAPES-CNPq.

 

2011

  • Março a Maio

- Após novas reuniões com os representantes das secretárias da Prefeitura Municipal de Alegre, fica claro que a prefeitura não dispõe de um espaço que atenda as condições necessárias ao abrigo do acervo do museu.

- A Prefeitura Municipal de Alegre, através de seu Superintendente Administrativo e Superintendente de Meio Ambiente, indicam uma área do Horto Municipal para a construção de um prédio para abrigar o museu. É solicitado ao CCA/UFES se responsabilize pelo projeto arquitetônico.

- Reunião com a arquiteta do CCA/UFES sobre as especificidades estruturais de um prédio que se destine ao abrigo de coleções científicas, como por exemplo, iluminação, ventilação e ambiência.

- Reunião com o arquiteto que elaborará o projeto arquitetônico do museu.

- Apresentação do projeto ao então Prefeito de Alegre e outras autoridades, com a presença do Diretor do CCA/UFES e a professora coordenadora do projeto, quando então o projeto foi aprovado e divulgado no site oficial da Prefeitura.

  • Junho a Agosto

- Reunião com a direção do CCA/UFES para viabilizar um local para exposição do acervo museu, enquanto a equipe do projeto, a Diretoria do CCA/UFES e a Prefeitura de Alegre viabilizam a construção do espaço definitivo para abrigar as coleções científicas que compõem o acervo do museu.

  • Outubro

- Reuniões com o Chefe do Departamento de Engenharia Florestal, setor da UFES em Jerônimo Monteiro que abrigaria o museu nas dependências de seu anfiteatro.

  • Novembro

- Assinatura em 30/11/2012 do termo de Outorga e Aceitação de Apoio Financeiro junto a FAPES (processo 55375987/2011).

  •  Dezembro

- Liberação do espaço para abrigar as coleções científicas que compõem o acervo do museu até a construção do espaço definitivo.

 

2012

  • Janeiro a Abril

- Levantamento de preços, pedidos de orçamento e compra de materiais permanentes e de consumo, bem como a contratação de serviços de terceiros.

  • Maio a Dezembro

- Aquisição das vitrines e preparação do acervo das diferentes áreas.

 

2013

  • Janeiro a Março

- Preparação das vitrines de exposição das áreas de Botânica, Geologia, Paleontologia, Parasitologia e Zoologia (Invertebrados e Vertebrados).

  • Dia 26 de Março de 2013

- INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSES/UFES).

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Avenida Governador Lindemberg, 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000