-A A +A
Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo

Histórico

Linha do tempo desde a formatação do projeto até a inauguração do MUSES.

 

BREVE HISTÓRICO DO MUSES

2009

  • Novembro

- Reuniões entre os professores que compõem a equipe do projeto “Implantação do Museu de História Natural do Sul do estado do Espírito Santo” para elaboração do mesmo.

- Reunião com o Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes Sr. Paulo Cassa Domingues sobre o projeto buscando apoio da Prefeitura.

  • Dezembro

- Declaração da Prefeitura Municipal de Alegre de estar ciente e apoiar o acima referido projeto através de disponibilização de espaço físico para a instalação do Museu – assinada pelo então Prefeito Dr. Djalma da Silva Santos e Sr. Paulo Cassa Domingues Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes.

- Declaração do Prof.Dr. Waldir Cintra de Jesus então Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFES em apoio ao projeto do Museu.

- Envio de proposta a fim de atender o edital CNPq/SECIS/MCT/ Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa no 64/2009 em 05/12/2009.

2010

  • Maio

- Divulgação dos projetos aprovados no edital CNPq/SECIS/MCT/ Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa no 64/2009.

  • Junho

- Concessão de Auxílio a pesquisa, concedente CNPq, termo de concessão publicado no Diário oficial da União – Seção 3 de 10 de junho de 2010.

  • Agosto

- Carta encaminhada pelo então Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFES o Prof.Dr. Waldir Cintra de Jesus ao atual prefeito de Alegre Ilmo. Sr. José Guilherme Gonçalves Aguilar propondo a assinatura de um termo de cooperação entre as duas instituições.

  • Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro

- Reuniões com secretários de Turismo, Cultura e Esportes e Agricultura e Meio Ambiente de Alegre, a fim de decidir sobre o espaço a ser utilizado para exposição do Acervo do Museu. Diversos imóveis foram visitados pelos membros da equipe.

- Vários contatos com a FAPES sobre a liberação da verba referente ao auxílio financeiro aprovado para o projeto do Museu, quando reiteradamente recebemos a informação de que a verba seria liberada assim que fosse assinado o Acordo de Cooperação Técnica FAPES-CNPq.

2011

  • Março/Abril/Maio

- Após novas reuniões com os representantes das secretárias da Prefeitura de Alegre, citadas acima, fica claro que a prefeitura não dispõe de um espaço que atenda as condições necessárias ao abrigo do acervo do Museu.

- A Prefeitura de Alegre através de seu Superintendente Administrativo e Superintendente de Meio Ambiente indicam uma área do Horto Municipal para a construção de um Prédio para abrigar o Museu. Solicitando que o CCA/UFES se responsabilize pelo projeto arquitetônico.

- Reunião com a arquiteta do CCA/UFES sobre as especificidades estruturais de um prédio que se destine ao abrigo de coleções científicas, como por exemplo, iluminação, ventilação e ambiência.

- Reunião com o arquiteto que elaborará o projeto arquitetônico do Museu.

- Apresentação do Projeto ao Prefeito de Alegre e outras autoridades, com a presença do Diretor do CCA/UFES e Coordenadora do Projeto, quando então o Projeto foi aprovado e divulgado no site oficial da Prefeitura.

  • Junho/Julho/Agosto

- Reunião com a direção do CCA/UFES para viabilizar um local para exposição do acervo Museu, enquanto a Equipe do Projeto, a Diretoria do CCA/UFES e a Prefeitura de Alegre viabilizam a construção do espaço definitivo para abrigar as coleções científicas que compõem o acervo do Museu.

  • Outubro

- Reuniões com o chefe de departamento de Engenharia Florestal, onde se localiza o NEDTEC, setor da UFES que abrigará o museu nas dependências de seu anfiteatro.

  • Novembro

- Assinatura (30/11/2012) do termo de Outorga e Aceitação de Apoio Financeiro junto a FAPES processo 55375987/2011.

  •  Dezembro

- Liberação do espaço para abrigar as coleções científicas que compõem o acervo do Museu até a construção do espaço definitivo.

2012

  • Janeiro/Fevereiro/Março/Abril

- Levantamento de preços, pedidos de orçamento e compra de materiais permanentes e de consumo, bem como a contratação de serviços de terceiros.

  • Maio a Dezembro

- Aquisição das vitrines e preparação do acervo das diferentes áreas.

2013

  • Janeiro a Março

- Preparação das vitrines de exposição das áreas de Botânica, Geologia, Paleontologia e Zoologia (vertebrados, invertebrados e parasitologia).

  • Dia 26 de Março de 2013

INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MUSES).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Avenida Governador Lindemberg, 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000