-A A +A
Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo

Parasitologia

No acervo de parasitologia do MUSES poderão ser visualizados exemplares de invertebrados nematóides, cestódeos, trematódeos, insetos e ácaros, todos causadores ou transmissores de enfermidades parasitárias que acometem o homem e outros animais. A natureza de cada um deles pode ser classificada em ectoparasito e endoparasito.

No setor de helmintos pode ser observada em via úmida Lesão causada por Fasciola hepatica no fígado de um bovino.

Fasciola hepatica

Exemplar de Taenia spp. conhecido como solitária, exemplares de Ascaris lumbricoides (lombriga), de Necator americanus e Ancylostoma duodenalenematóides causadores da ANCILOSTOMÍASE OU AMARELÃO e ainda exemplares de Toxocara canisnematóide que na fase

larval causa LARVA MIGRANS VISCERAL no olho ou cérebro humanoHá uma contextualização com o corpo humano mostrando a localização do órgão acometido por esses parasitos.

\Users\Dudu\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\20150402_082333.jpg

Taenia saginata

Ascaris lumbricoides

Ancylostoma duodenale

Num microscópio óptico pode ser visualizado em lâmina um exemplar de Schistosoma mansoni fêmea passando pelo ginecóforo do macho, helminto parasito das veias mesentéricas e hepáticas que causa a ESQUISTOSSOMOSE ou BARRIGA DÁGUA, doença transmitida pelo caramujo Biomphalari.

Moluscos aquáticos do gênero Lymnaea, Physa e Biomphalaria

Dentre os exemplares de insetos destacam-se larvas de Dermatobia hominis, mosca do berne, pulgas do gênero Ctenocephalides, o piolho da cabeça Pediculus humanus, o vetor da dengue Aedes aegypti, o barbeiro, e modelos demonstrando o ciclo de alguns insetos holometabólicos como as pulgas. Dentre os exemplares de ácaros, carrapatos da espécie Amblyomma cajennense.

É importante destacar que o conhecimento sobre esses parasitos, possibilita medidas profiláticas para contribuir à nossa saúde.

Teste de higienização

E para você que gostaria de saber se está lavando as mãos corretamente, ainda na área da parasitologia, contamos com a atividade do “Teste de limpeza das mãos”, elaborado para se perceber as regiões da nossa mão que não lavamos corretamente e deixamos passar despercebido, podendo comprometer a sua saúde.

Visualização e detecção do teste de limpeza das mãos

Caixa misteriosa

Mãos em destaque, a respeito do procedimento de lavagem das mãos

Anexo(s): 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Avenida Governador Lindemberg, 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000