-A A +A
Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo

Semana Nacional de Museus

 
O MUSES (Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo), juntamente com o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), têm a honra de convidar a todos para a 14ª Semana Nacional de Museus.
 
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (dia 18 de maio), quando museus brasileiros, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.
 
A cada ano, o ICOM (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da Semana de Museus.
 
O tema desse ano é: Museus e Paisagens Culturais, o que reforça o papel sociocultural das instituições museais. Quando chamados a abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatiza-se a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais.
 
  • Saiba mais sobre a Semana Nacional de Museus aqui.
  • Apoie essa campanha personalizando seu avatar das redes sociais aqui.
  • Participe do concurso de fotografias, seguindo esses passos, e boa sorte!!!

Confira a programação desse ano:

17/05 - Terça-feira:

  • 08h30 às 18h: Estudantes e professores do Ensino Médio e Ensino Fundamental II ciclo
  • 17h: Cerimonial de abertura da 14° Semana Nacional de Museus no MUSES

18/05 - Quarta-feira:

  • 08h30 às 18h: Estudantes e professores do Ensino Fundamental
  • 18h às 21h: Estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

19/05 - Quinta-feira:

  • 08h30 ás 18h: Estudantes e professores da Educação Especial e Educação Infantil

20/05 - Sexta-feira:

  • 08h30 às 18h: Livre
  • 18h ás 21h: Estudantes e professores do EJA

21/05 – Sábado:

  • 08h30 às 17h: Livre

Atividades que serão desenvolvidas ao longo da 14ª Semana Nacional de Museus:

  • Visita guiada do acervo: Por meio das visitas monitoradas, o visitante tem a possibilidade de conhecer o acervo do MUSES, que conta com uma diversificada amostragem das áreas como a geologia, paleontologia, zoologia e botânica.
  • Espaço Lúdico: Este espaço comportará atividades para entreter e divertir o visitante ao mesmo tempo em que se aprende. Serão disponibilizados jogos educativos, além de comportar a lousa digital, que funciona como uma tela enorme de computador, podendo o visitante interagir com ela de forma divertida.
  • Pro DENTRO das plantas: Com jogos e atividades interativas, os participantes vão aprender e testar seus conhecimentos sobre as plantas. Aqui serão abordados temas gerais sobre as plantas, aspectos da morfologia externa e interna da raiz, caule e/ou folha, bem como questões sobre flor, fruto e/ou semente.
  • MUSES Saúde: As doenças parasitárias representam sérios problemas para a sociedade. Pensando nisso, o MUSES Saúde aborda a temática sobre o mosquito Aedes aegypti, jogos lúdicos de parasitologia e o teste de limpeza das mãos, para enfatizar a importância do ato de prevenção e combate à doenças.
  • ESPAÇO MEMÓRIA: Consiste em acervo de documentos e entrevistas dedicados ao resgate da história e contribuição sócio-cultural da União dos Lavradores da Vala do Souza para o município de Jerônimo Monteiro e arredores.
  • MUSES Sensorial: Os acervos de zoologia, botânica e geologia do sensorial tem por iniciativa ampliar os canais perceptivos do indivíduo. Estarão expostas amostras para que o visitante possa "ver com as mãos, com o nariz e com os ouvidos", ampliando o conhecimento e a forma de aprendizado pessoal.
  • Desvendando o Espírito Santo: Você conhece as belezas naturais do Espírito Santo? Convidamos você para assistir conosco vídeos dos nossos principais monumentos naturais e culturais. Venha desvendar o Espírito Santo como você nunca viu!
  • Animais de feltro: Nesta oficina os visitantes terão a oportunidade de confeccionar seu próprio imã. Para isso, serão oferecidos diversos modelos de animais feitos em feltro como: aves, peixes, caranguejo, estrela do mar, entre outros. Ao final, poderão levá-lo como um lindo brinde do MUSES!
  • Brincando como nossos pais: Aqui você vai conhecer como seus pais brincavam e se divertiam quando eram crianças. Aprenda, também, a produzir brinquedos utilizando materiais encontrados em casa que podem ser reutilizados. Venha visitar o nosso stand!!!
  • Da folha a folha: uma experiência científico-cultural pela fabricação de papel. Você sabe de onde vem o papel? Inventado pelos Egípcios por volta de 2500 a.C., atualmente faz parte de quase todas as culturas. Venha aprender mais com a gente sobre sua origem e como reutilizá-los.
  • Maquetes e modelagens: As maquetes mostram a grandiosidade de paisagens naturais para as nossas mãos. Os modelos geológicos simulam eventos tectônicos no planeta Terra.
  • Mundo quilombola: Neste stand será apresentada a cultura do povo Quilombola que vive junto à Floresta Nacional de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim - ES). Venha conhecer as músicas e aprender as danças típicas desta comunidade, além de confeccionar colares e pulseiras com uso de sementes e fios de algodão.

Agende já sua visita!

Publicado em: 17/04/2016.
Editado em: 05/05/2016.

 
Foi realizada de 19 a 23 de maio de 2015 a 13ª Semana Nacional de Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cujo tema deste ano foi “Museus para uma sociedade Sustentável”.
 
A programação foi direcionada para o público estudantil com visitas agendadas de terça a sexta-feira e aberto ao público em geral no sábado.
Além da visita guiada a todo acervo geológico, paleontológico, zoológico e botânico exposto no MUSES, diversas atividades foram desenvolvidas, tais como o teste de limpeza das mãos com detecção em luz negra e a demonstração da correta higienização das mãos; os diversos jogos didáticos abordaram a diversidade e ecologia da fauna e flora, particularmente os expostos no Museu.
 
Outras atividades bem aceitas pelo público foram: preparação de exsicata de amostras de plantas da região; experimentos demonstrativos sobre a importância da cobertura vegetal no solo para a filtração da água; além do MUSES SENSORIAL, no qual os visitantes vivenciaram experiências multissensoriais, onde todos os sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar) foram estimulados através do acervo de Botânica, Zoologia e Geologia. A projeção de vídeos de caráter educativo discutiu sobre a problemática de resíduos sólidos e conservação ambiental. O painel expositivo com o tema "O QUE EU VI NO MUSES", buscou descrever as impressões sobre o local à partir do olhar do visitante, através de desenhos ou fotografias, entre outas atividades.
 
O público visitante da Semana Nacional de Museus de 2015 foi de cerca de 1400 pessoas, com a participação de escolas do município de Jerônimo Monteiro (“CMEI Diva Saviatto Duarte”, “CMEI Sonho de Viver”, “Associação Pestalozzi”, “EMEF Nicolau Borges”, “EMEF Paulo Pereira Gomes” e “EEEFM Jeronimo Monteiro”), de Alegre (“EEEFM Pedro Simão” e “EMEF Ruth Alice”) e de Muniz Freire (“EMEF Sebastião Costa"), e no final de semana, contou com a presença de visitantes de Jerônimo Monteiro e Alegre.
 
A realização deste evento contou com a colaboração de 50 pessoas entre estudantes, bolsistas, monitores e docentes do CCA/UFES, além do apoio logístico e financeiro do IBRAM, CNPq, FAPES, PROEXT/MEC/SESu, Prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro, UFES e CCA/UFES.
 
Todas as atividades foram realizadas no espaço do MUSES, situado no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do CCA/UFES, na Av. Gov. Lindemberg, n.316, Centro, em Jerônimo Monteiro.
 
Confira alguns dos momentos vivenciados na Semana:
 
 
 
 
 
 
Confira mais fotos em nossa página no facebook muses.ufes.
 
*Publicado em 26/06/2015
*Texto: Lucas Lima

O Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES) realizou de 12 a 18 de maio de 2014 a Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cujo tema deste ano foi “Museus: coleções criam conexões”.

A programação foi direcionada para o público estudantil com visitas agendadas de segunda a sexta feira e aberto ao público em geral no sábado e no domingo.

Diversas atividades foram desenvolvidas dentro do tema da Semana, além da visitação do acervo exposto no MUSES da área de geologia, paleontologia, zoologia e botânica, tais como pintura de máscaras de flores, animais da fauna e logomarca do Museu; jogos educativos de conteúdo botânico; projeção de vídeo sobre a preservação do meio ambiente; teatro de fantoche sobre a poluição das águas; flanelógrafo sobre o ciclo da água e a importância da preservação das nascentes; animais taxidermizados externos às vitrines; escavação paleontológica de Trilobita e preparação de exsicata de amostras de plantas da região.
 
Foram registrados 1100 visitantes durante toda a Semana, com a participação de escolas do município de Jerônimo Monteiro (“CMEI Diva Saviatto Duarte”, “Associação Pestalozzi”, “EMEF Nicolau Borges” e “EEEFM Jeronimo Monteiro”), de Celina (“EEEFM Sirena Rezende Fonseca”) e de Alegre (“CEMEI Tio Teotonio Barbosa”, “EEEFM Aristeu Aguiar” e “EEEFM Pedro Simão”), e no final de semana contou com a presença de visitantes de Castelo, Guaçui e do Estado de Minas Gerais que estavam de passagem pela cidade de Jerônimo Monteiro.
 
Para a realização da Semana Nacional de Museus 2014 foram envolvidas 50 pessoas entre estudantes, bolsistas, monitores e docentes da UFES.
 
Todas as atividades foram realizadas no espaço do MUSES, situado no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do CCA/UFES, na Av. Gov. Lindemberg, n.316, Centro, em Jerônimo Monteiro.
 
Confira alguns dos momentos vivenciados na Semana:
 
 
 
 
 
 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Avenida Governador Lindemberg, 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000