Visitando a exposição no Espaço Cultural Luciano Bastos

Entre os dias 01 e 04 de março de 2016, o Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo esteve presente no Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana – RJ, com a exposição itinerante “O MUSES vem até você!”, atraindo vários visitantes, incluindo alunos e professores de escolas do local ou próximas à região.

Foram realizadas visitas monitoradas, apresentando aos visitantes o símbolo do MUSES, as áreas de Geologia, Paleontologia, Botânica, Parasitologia, Zoologia, e o MUSES Sensorial, onde os visitantes tinham a oportunidade de tocar em alguns animais taxidermizados, com o intuito de sentirem a diferença entre escamas, penas e pelos.

O MUSES também ofereceu ao público oficinas de montagem de exsicatas e jogos lúdicos.

A equipe de monitores contou com a presença de estagiários do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) para o andamento e organização das atividades propostas.

Equipe responsável pela exposição itinerante em Bom Jesus do Itabapoana - RJ

Em seu blog, a equipe do ECLB agradece: “Um agradecimento especial à coordenadora do MUSES, Luceli de Souza e aos monitores Angélica Tomazelli, Annie Cassamali e Luan de Oliveira Cerqueira por tornarem a visita mais dinâmica e proveitosa!

O agradecimento se estende também aos monitores das oficinas, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Polo Cederj Bom Jesus: Ana Paula Pimentel Machado, Eline Machado Monique Calheiros Silva de Souza, Vinicios Bastos de Souza, Valéria de Oliveira Marques.

E alunos envolvidos nos projetos de Extensão do IFF (Herborização da vegetação da mata ciliar e Recuperação da mata ciliar), coordenados por Lilia William Gonçalves e Mirian de Souza Valadão: João Victor Nascimento Tardim, Rômulo André Costa, Maurycia Lima de Oliveira e Ruthero Aguiar Borges Boechat”.

Estudantes e também toda a comunidade puderam conferir a mostra "O MUSES vem até você!", que apresentou uma parte do acervo do museu.

Para a diretora do Centro Cultural de Laje de Muriaé, Maria Beatriz Silva, a exposição foi "uma experiência maravilhosa":

Ao longo dos 04 dias de exposição, o Espaço Cultural Luciano Bastos recebeu um total de 510 visitantes, entre eles alunos e professores das seguintes instituições de ensino: 'Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira', 'Escola Municipal Luiz Tito de Almeida', 'Colégio Batista', 'Centro Educacional Santa Rita de Cássia', entre outras.

Ana Paula Pimentel Machado, aluna do Polo Cederj e monitora nas oficinas, registrou: "Os alunos da Escola Municipal Luiz Tito de Almeida nunca haviam visitado uma exposição e adoraram todo o acervo e também as atividades realizadas."

O Espaço Cultural Luciano Bastos foi inaugurado em 12/08/2011, tendo sido idealizado como forma de preservar o rico patrimônio cultural que constitui o prédio do antigo Colégio Rio Branco e todo acervo existente em seu interior, disponibilizando para a comunidade o acesso a esses bens, e estimulando a cultura local através do desenvolvimento de diversas atividades culturais.

Endereço: Praça Amaral Peixoto, 13, Centro, Bom Jesus do Itabapoana, RJ

E-mail: espacoculturallucianobastos [at] gmail.com

Acesse o Blog do ECLB.

Acesse também a Página do Facebook.